Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF cobra participação de povos tradicionais na elaboração de normas sobre fitoterápicos

    Desrespeito à Convenção da OIT motiva ação civil contra Anvisa

    O não cumprimento da Convenção 169/1989 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata do envolvimento de povos tradicionais em diversos assuntos, levou o Ministério Público Federal (MPF) a ajuizar ação civil contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido, distribuído hoje à 2ª Vara Federal do DF, visa garantir que povos e comunidades tradicionais participem da elaboração do novo regramento nacional sobre registro dos medicamentos e produtos tradicionais fitoterápicos, conhecidos como remédios caseiros.

    A medida requer, ainda, tutela antecipada. Com isso, o MPF pretende que a agência reguladora suspenda a criação do novo regulamento e viabilize, ao final do processo, a inclusão efetiva das minorias étnicas no procedimento. Em caso de descumprimento, a instituição solicitou à Justiça a aplicação de multa diária. Segundo o Grupo de Defesa de Direitos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Procuradoria da República do Distrito Federal (PR/DF), o objetivo da ação é permitir a defesa de interesses jurídicos e direitos dessa população.

    Etapas anteriores No ano passado, a agência realizou consultas públicas com o objetivo de recolher, exclusivamente pela internet, informações que auxiliassem na produção de normas sobre registro de fitoterápicos. Entretanto, na visão do MPF, essa etapa foi concluída sem o conhecimento dos povos e também não atendeu às especificidades culturais deles, que se encontram em diferentes regiões do território brasileiro.

    Diante do cenário, o MPF enviou, em dezembro de 2013, recomendação para que a Anvisa regularizasse a situação. As intervenções buscam proteger os conhecimentos tradicionais associados à manipulação de fitoterápicos, de forma que seja assegurada a essas comunidades a participação nas demandas que envolvam assuntos de seus interesses, esclarece o MPF. Naquela época, a agência não acatou as sugestões feitas pelo Ministério Público.

    Após essa negativa, o MPF optou pela propositura da ação civil pública por entender que há flagrante violação de direitos, provocando a marginalização desses povos frente às normas sobre fitoterápicos. A nova regulamentação deve proteger e promover várias formas de uso sustentável da biodiversidade. E envolver os povos e comunidades tradicionais, de modo que respeite suas práticas e atenda às particularidades culturais de cada um, destacam os membros do grupo.

    Processo 0028129-44.2014.4.01.3400. Leia a íntegra aqui.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Distrito Federal

    (61) 3313-5460/5458

    twitter.com/MPF_DF

    • Publicações350
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-cobra-participacao-de-povos-tradicionais-na-elaboracao-de-normas-sobre-fitoterapicos/116748193

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)